Uma pesquisa realizada em 2020 pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), aponta que 69,7% das famílias brasileiras possuíam algum tipo de dívida, e 25,5% estavam com contas em atraso. Já outra pesquisa, realizada em 2021 pelo Serasa Experian, apontou que 63% dos brasileiros estavam com dívidas em aberto no mês de maio de 2021.
Como consequência, muitas pessoas enfrentam o que se é conhecido como “Estresse financeiro”. O estresse financeiro pode causar uma variedade de problemas físicos e mentais que afetam a qualidade de vida das pessoas.
Aqui estão alguns exemplos:
- Ansiedade e depressão: Preocupações com as finanças podem causar ansiedade e depressão, que podem afetar a saúde mental.
- Problemas de sono: O estresse financeiro pode causar insônia e distúrbios do sono, o que pode levar a fadiga e problemas de saúde física e mental.
- Problemas de saúde física: O estresse financeiro pode levar a problemas de saúde física, como dores de cabeça, problemas digestivos, dores musculares e tensão.
- Problemas no trabalho: O estresse financeiro pode afetar o desempenho no trabalho e a produtividade, e também pode levar a conflitos no local de trabalho.
- Problemas nos relacionamentos: O estresse financeiro pode levar a conflitos e problemas nos relacionamentos, especialmente em casais e famílias.
- Uso de substâncias: O estresse financeiro pode levar ao uso excessivo de substâncias como álcool e drogas para lidar com a ansiedade e a depressão.
- Isolamento social: O estresse financeiro pode levar ao isolamento social e à falta de participação em atividades sociais e recreativas, o que pode afetar a saúde mental.
Muitas pessoas, ao se deparar com o estresse financeiro, procuram atendimento psicológico, como forma de amenizar os transtornos vividos. Esse tipo de terapia é muito importante e tem resultados comprovados na melhora em pacientes com esse tipo de transtorno. Porém, é importante salientar que para resolver esse transtorno é necessário agir na causa, e é nesse momento que um consultor financeiro pode lhe ajudar.
O consultor financeiro tem conhecimento e experiência para lhe apoiar na construção de um plano de melhoria da sua saúde financeira, com ações simples e que possam ser acompanhadas. Costumo falar que o consultor é aquele gerente de banco, porém com um viés independente, com autonomia para lhe orientar a tomar as melhores decisões para você.
Se você convive com esse problema, não perca mais tempo, procure ajuda com um consultor financeiro especializado.
Um grande abraço.