Como o estresse financeiro pode atrapalhar o resultado da sua empresa?

Começamos esse artigo fazendo a seguinte reflexão: Que empresário nunca perdeu um bom funcionário por problemas financeiros adquiridos por ele.

Esse assunto não é novidade nas empresas, e sempre foi motivo de preocupação para os gestores e times de recursos humanos.

O estresse financeiro dos funcionários pode afetar negativamente o desempenho e a produtividade no trabalho, o que pode ter um impacto significativo nos resultados das empresas. 

Algumas das formas pelas quais o estresse financeiro pode atrapalhar o desempenho dos funcionários e das empresas incluem:

Distrações e redução da concentração: Funcionários que estão preocupados com suas finanças podem ter dificuldade em se concentrar nas tarefas do trabalho, o que pode levar a erros, atrasos e redução da qualidade do trabalho.

Absenteísmo: O estresse financeiro pode levar a problemas de saúde, como ansiedade e depressão, que podem levar a faltas frequentes no trabalho e a um aumento no número de licenças médicas.

Insatisfação e desmotivação: Funcionários que estão estressados financeiramente podem se sentir insatisfeitos e desmotivados em relação ao trabalho, o que pode levar a um aumento na rotatividade de funcionários e a uma redução no engajamento.

Redução da criatividade e inovação: Funcionários que estão preocupados com suas finanças podem ter dificuldade em pensar de forma criativa e inovadora, o que pode afetar a capacidade da empresa de se adaptar e competir no mercado.

Redução da produtividade: O estresse financeiro pode levar a uma redução na produtividade, já que os funcionários podem levar mais tempo para realizar as tarefas e podem não estar tão comprometidos com o trabalho como deveriam.

Algumas empresas, na ânsia de resolver o problema, buscam parcerias com Bancos para oferecem créditos com taxas mais acessíveis, como por exemplo, o crédito consignado. Esse tipo de ação já se mostra ineficaz, porque o problema é comportamental, ou seja, seu funcionário irá possui comportamentos desregrados do ponto de vista financeiro, que causam problemas futuros.

Portanto, investir em programas de bem-estar financeiro e oferecer recursos e suporte aos funcionários para ajudá-los a lidar com suas finanças pode ser uma maneira eficaz de reduzir o estresse financeiro e melhorar o desempenho dos funcionários e da empresa como um todo.

Atualmente algumas empresas já se destacam nesse tipo de atendimento especializado, atuando com autonomia e imparcialidade, o que considero muito importante nesse processo.

Torne sua empresa protagonista nesse assunto, ofereça esse tipo de benefício para seus funcionários. Acredite, além de melhorar o resultado da sua empresa, você estará salvando famílias.

Compartilhe:

Relacionados

2023 ©️ SAVE MONEY APP